Uma obra para ser vista de todos os lados

MAC 25 ANOS 

A obra foi criada para que o número 25, idade que o museu comemora, seja visto em todas as suas perspectivas.  Qualquer que seja o ponto que se olhe o número 25 é visto, percebido e sentido.

monumento 25 vermelho.png

Dimensões: 4m de altura e 7m de largura

 

Peso:  900 kg e com a areia da base pode chegar a 3 ton.

Monumento Comemorativo

IMG_9471
IMG_9471

press to zoom
GOPR3330
GOPR3330

press to zoom
IMG_7219
IMG_7219

press to zoom
IMG_9471
IMG_9471

press to zoom
1/5

Constituído de duas colunas, o Monumento Comemorativo é estruturado por 84 cubos feitos de cantoneiras de aço e revestidas de placas recicladas. 

 

A obra, concebida para marcar a idade do Museu, optou por apresentar o número 25 de forma geométrica e, assim, contrastar com as curvas de Niemeyer. Essa soma de valores e percepções, harmoniosas em sua contradição, conquista uma exposição forte e direta nos quatro pontos cardeais do espaço do museu, assegurando percepção instantânea e memorização emocionante. 

José Raul e Prefeito Axell Grael na inauguração   Foto: Leo Zuluh
José Raul e Prefeito Axell Grael na inauguração Foto: Leo Zuluh

press to zoom
DSC07175
DSC07175

press to zoom
IMG_1734 2
IMG_1734 2

press to zoom
José Raul e Prefeito Axell Grael na inauguração   Foto: Leo Zuluh
José Raul e Prefeito Axell Grael na inauguração Foto: Leo Zuluh

press to zoom
1/4

A construção do Monumento seguiu premissas específicas: 

 

- Obedecer a tendência contemporânea de penetração do Monumento.

 

- Dividir o monumento em 5 partes simples e leves para evitar

dificuldades de transporte e montagem. 

- Utilizar a mais leve estrutura metálica possível.

 

- Garantir a segurança com assistência de engenheiro calculista. 

- Preservar o espírito ecológico, revestindo o Monumento completo com placas recicladas, impermeáveis e isolantes térmicas, evitando deformações na estrutura por mudanças de temperatura causadas por sol e chuva. 

 

- Definir o tamanho do Monumento em função de material padrão de fábrica evitando encomendas especiais durante a pandemia. 

- Exigir grande precisão na construção de uma forma geométrica provendo a fixação das partes e das placas com utilização de 1600 parafusos e porcas, evitando soldagem e energia elétrica no pátio do MAC.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói 
Projeto de Oscar Niemeyer 

OSCAR NIEMEYER 

O MAC Niterói, um dos mais belos museus do mundo, foi  projetado pelo renomado e premiado arquiteto modernista brasileiro Oscar Niemeyer , que faleceu aos 104 anos em 2012.

O arquiteto realizou projetos para a Alemanha, Argélia, Argentina,Cuba, Chile,Espanha, França, Itália, Rússia e Venezuela, além da maioria dos estados do Brasil. Foi o Arquiteto da nova capital - Brasília, para quem projetou seus monumentais prédios públicos.

A reta não o atraia, tinha paixão pelas curvas, que eternizou em suas obras se valendo  da plástica do concreto armado.

 

MAC NITEROI

O MAC de Niterói, situado em sua orla, é uma maravilha arquitetônica    e classificado como um dos mais belos do mundo.Tem a forma de um cálice com 16 metros de altura e 50 metros de diâmetro, numa área de 2.500 metros quadrados.  Sua estrutura suporta peso de 450 Kg/m2 e ventos de até 200 Km/hora.

A entrada ao interior do Museu é feita através de uma artística rampa vermelha, sinuosa. O prédio tem dois pavimentos para abrigar a administração e as salas de exposição. Um sub-solo é destinado ao acervo, bar, restaurante e auditório. 

APOIO

PARCEIROS

Logo_Ciser_2020.png
jacoblogo.png
ibaplac logo.png
ramoslogo.png