top of page

INTRODUÇÃO

A NOSSA ÉPOCA A nossa época, o século XXI, está se caracterizando por invenções e novos comportamentos.

TECNOLOGIA DIGITAL

Quando a tecnologia analógica foi substituída pela Digital, as telecomunicações e a informática se imbricaram, ocorreu a maior revolução do planeta. E ela alcançou todos os setores.
 
Podemos assistir a imaginação se materializando em tempo real: fatos interplanetários como a exploração de Marte, robôs fabricando produtos, robôs fabricando outros robôs. E tudo isso na palma de um celular.
Computadores ligados à internet, inteligência artificial criando carros autônomos, cirurgias são feitas à distância, empresas de T.I. ultrapassando um trilhão de dólares de valor não são o futuro. São o agora.

Sua principal característica é ganhar cada vez mais PRODUTIVIDADE. Produzir mais com menos.

O que poucos percebem é que seus programas, compostos de bits, utilizando apenas o UM e o ZERO, são de impressionante SIMPLICIDADE.

ESPÍRITO ECOLÓGICO

Uma grande preocupação de todos os países é manter um meio ambiente sustentável. Em última análise, levar uma vida simples, sem desperdícios, rejeitando o supérfluo. Isto é, consumir um mínimo de recursos.

A EFICÁCIA DO ESSÊNCIAL

O trabalho com o essencial da matéria resulta em soluções de mais força e intensidade. Com o átomo pode-se criar a maior das explosões. Com o DNA, se criam soluções universais para as mais graves doenças.

A ESTÉTICA DA NATUREZA

A natureza tem uma estética própria e variável. É assim com a forma das nuvens, a velocidade dos ventos, o movimento das águas.
É preciso saber interpretá-la para utilizá-la em uma obra de arte, porque é dela que resulta a beleza mais autêntica e eterna.

Aero Sóis_edited.png

A ESCOLHA DA FORMA DA NOVA LINGUAGEM

A escolha de uma forma obediente aos valores acima expostos, nos conduz naturalmente ao CÍRCULO.
 
O círculo, a curva mais bela e simples. O átomo da estética. A mais pura forma essencial. É a figura mais democrática e simétrica, porque é a única em que todos os seus pontos são iguais.

Dos filhos da beleza só podem nascer belezas.

É a mais simples. A união de suas partes leva sempre a um produto harmonioso.

CONSTÂNCIA IMUTÁVEL

Um círculo será sempre um círculo. Em todo tempo e em qualquer lugar e circunstância. É uma curva básica para a expressão. A natureza não tem retas. Até o espaço e a luz são curvos. Uma visão nova ocorrerá se os objetos passarem a ser vistos com as lentes do círculo.

A EVOLUÇÃO PARA O CÍRCULO ÚNICO

Um único círculo é suficiente para exprimir o mundo. É poderoso o suficiente para criar uma nova linguagem que expresse a beleza abstrata. Pode ser comparado a uma letra estética, ou até como um novo alfabeto. É uma forma original de expor as diversidades fenomenais.

Trabalhar com um único círculo exige disciplina, “engenho e arte” e simboliza o evitar desperdício e o fazer mais com menos.

Ser único é a restrição que se impõe para a busca da forma essencial.

É possível se criar um arsenal de formas básicas com o círculo, seus pedaços e combinações, gerando infinitas imagens imprevisíveis que comunicam ilusões.

Uma escultura de círculo único, é harmoniosa se vista em 4 PI radianos. (Qualquer ângulo do espaço) As telas terão identidade evitando a criação de estilo, que em última análise é uma redundância.

O resultado das pinturas é consistente. Nunca gratuito ou leviano. Com uma única forma é fiel ao princípio do não desperdício.

O Circulo é suficiente. Portanto é preciso distribuí-lo, dividi-lo, multiplicá-lo, potencializá-lo, subtrai-lo, sequencia-lo, deixando que o acaso arrume as suas partes. Quando se fizer assim, vai gerar filhos inesperados e sempre belos.

A arte, a partir do círculo, é uma arte geométrica, cujo valor foi enaltecido por Platão, que exigia seu conhecimento.

A PARCERIA DA NATUREZA

A natureza tem uma estética própria e o acaso a determina.
 
O puro acaso foi importante na evolução da espécie humana.

É possível utilizar o acaso, com fórmulas randômica para determinar posições de imagens nas telas, as quais não conseguimos fazer, porque são originais e não sofrem influência de nossa lógica. Por mais que Fibonacci queira.

O MOVIMENTO DO CÍRCULO

A missão do Movimento do Círculo é criar uma nova ordem estética e descobrir a beleza escondida numa forma simples.

Uma forma única deve ser o extremo em simplicidade.
Criar é não ter medo do ridículo.

Quando as pessoas não dão valor a sua obra, não quer dizer que você não está no caminho certo.

A forma deve ser utilizada com fidelidade e parcimônia.

O trabalho é a forma. Qualquer cor me serve. Não existe cor feia.

Sem inspiração, seja parceiro do quotidiano e do acaso.

De quase nada pode-se expressar tudo. Círculo Único: com pouco é possível! 

bottom of page