top of page

PINTOR MIRIM

O Pintor Mirim do Município é um movimento de criatividade e pertencimento que está alcançando crianças de 7 a 10 anos – o auge da imaginação, o momento certo para despertar talentos e eternizar olhares únicos sobre o mundo. A proposta é transformar o simples em múltiplo — um exercício de invenção, síntese e profundidade criativa.

 

Já são mais de 250 escolas municipais impactadas, revelando talentos, fortalecendo vínculos e registrando, em traços e cores, o poder da arte na infância.

 

Esse grande mapeamento cultural percorre as cidades do Estado do Rio de Janeiro, envolvendo escolas públicas municipais, e criando um retrato vivo da infância fluminense. Em cada desenho, nasce uma memória coletiva que conecta comunidade, escola e território.

Clique abaixo e veja como a criatividade ganhou vida em cada canto do Rio:

A Experiência das Crianças

Para estimular a criatividade vamos transformar o círculo único em múltiplas expressões visuais. A proposta é explorar a estética da forma circular e a infinitude de formas a partir da sua unicidade.  

Cada participante escolhe um objeto circular que servirá de molde  — como copo, moeda, xícara ou tampa redonda de frasco.  Eles poderão desenhar círculos inteiros, dando a volta completa, ou trabalhar apenas com partes (arcos), conectando as curvas de maneira livre. 

 

São convidados a explorar variações como repetir, sobrepor, girar, fragmentar ou conectar, descobrindo a infinidade de formas possíveis. Opcionalmente, podem usar água e pincéis

para efeito aquarela. 

Como as Escolas Participam

Todas as escolas dentro da faixa etária prevista

são convidadas a participar.


Cada escola recebe um kit de participação, com:

Livro de arte do Movimento Círculo Único

Papéis para pintura 

Lápis de cor aquareláveis

Regulamento e Formulário

Foto_Visita dos Professores na galeria.JPG

Encontros Formativos

com  Educadores

O preparo das Professoras de Arte é feito com cuidado: oferecemos reuniões virtuais, instruções escritas, vídeos tutoriais e conteúdos sobre arte e criatividade. Um percurso formativo que inspira tanto quanto ensina. Os educadores também são convidados para visitar as galerias do Movimento Círculo Único e José Raul Allegretti oferece uma palestra sobre criatividade.
 

Os professores são convidados a visitar as galerias do Movimento Círculo Único, e José Raul Allegretti enriquece a experiência com uma palestra inspiradora sobre criatividade.

Curadoria e Reconhecimento

Para a seleção dos trabalhos, artistas locais — aqueles que um dia já foram Pintores Mirins também — integram a Comissão de Curadores, fortalecendo os vínculos entre a arte da infância e a arte da cidade. Os dez trabalhos mais criativos recebem o título de Pintores Mirins do Município — não como competição, mas como reconhecimento do brilho de suas criações.

Curadores que já integraram as Comissões:

Emerson Souza (Nepal), Vitória Garrido, Bié Hardiman, Cecília Bianco, Gelson Mallorca, Luisa Burmeister, Márcia Patrocínio, Mestre Cláudio, Ana Beatriz Redko, Claudia Carrecedo, DOUG, Iago Rodrigues, Lysia Vani, Pedro Lamin, Tibi, ArtPolen, Bárbara Lamas, Daniel Silveira, Godri, Matheus Pereira, Pedro Meireles, Sofia Eboli, Yann Lenz, Alan Richer, Bianca Paraty, Elison Fernandes, Florencia Vidal, Guilherme Sena, Gustavo Party, Lúcio Cruz, Maria Claudia, Viviane Remédios e Priscilla Allegretti.

Exposição, Reconhecimento e Celebração

A celebração dos Pintores Mirins é um momento de partilha e valorização do olhar criativo das crianças. Costuma acontecer em espaços que guardam beleza e história — museus, centros culturais, lugares onde a arte já habita na cidade. A cerimônia acontece junto à abertura da exposição dos trabalhos dos alunos. Para muitos, é a primeira vez que veem sua obra exposta publicamente, e em um local de prestígio dentro de sua própria comunidade. Um gesto que, para qualquer artista, é motivo de orgulho; e, para uma criança, um marco de pertencimento, reconhecimento e inspiração para o futuro. 

 

A cada criança laureada, oferece-se um símbolo de reconhecimento e afeto: um quadro emoldurado, onde sua obra ganha corpo e grandeza; um Certificado assinado pelo Prefeito, selando sua importância; uma caixa de lápis de cor aquarelável, para que a criação nunca cesse. Essas obras não ficam apenas no papel: ganham asas digitais, cruzam fronteiras e integram as exposições do Movimento Círculo Único, ecoando em outras cidades, em olhares atentos e corações tocados.

Mais que um evento, a cerimônia é um mergulho sensível em vínculos e reconhecimentos. Familiares se emocionam, professoras se orgulham, diretoras aplaudem, artistas locais se reconhecem nos traços daqueles que chegam. 

Enquanto isso, na Secretaria de Educação, são entregues os Diplomas de Menção Honrosa a todos os participantes do Torneio, escolhidos para representar suas escolas. Cada diploma é também um gesto de gratidão e estímulo. 

E assim, os quadros e certificados, exibidos com ternura nas paredes das casas, tornam-se relíquias da infância. São motivo de celebração entre familiares, compartilhados como conquistas de vida. Mas, sobretudo, são faróis: acendem nos Pintores Mirins o desejo de continuar. Continuar criando, imaginando, trilhando o caminho da Arte com coragem, leveza e inspiração.

justificativas jpg.jpg
bottom of page